segunda-feira, 9 de maio de 2011

Clichês dos Filmes de Terror



Seguindo essa onda do filme “Pânico 4” (Scream 4), assisti novamente aos três filmes anteriores da franquia e me peguei reunindo na cabeça alguns clichês de filmes do gênero, principalmente porque todos os filmes da série Pânico fazem piadas com eles o tempo todo; e resolvi escrever sobre esses clichês.


AS TRAMAS

Sempre, ou quase sempre, aconteceu alguma matança ou outra coisa macabra no passado. Um médico louco, um psicopata que vive no meio do mato, alguém que matou a família inteira, etc. O passado sempre esconde alguma coisa, e se o filme tiver uma seqüência, mais coisas serão descobertas além daquelas já reveladas no primeiro filme.

OS CENÁRIOS

Hotéis, casas, ou qualquer outra coisa no meio do nada, longe o bastante para que policiais ou outras pessoas nunca cheguem a tempo de salvar quem está em perigo. E isso acaba lembrando mais um clichê destes filmes: a ajuda só chega quando já está todo mundo morto ou depois que os protagonistas já conseguiram dar cabo do cara mau.

OS PERSONAGENS

Esta é uma das partes mais divertidas, porque sempre há personagens estereotipados nos filmes de Terror. Eles se encaixam em três categorias (segundo meu próprio conceito):

1.       O completamente descartável

É aquele personagem que geralmente morre no prólogo do filme, só para mostrar que algo aconteceu; ou acaba sendo o primeiro a morrer, quando começa o banho de sangue.

2.       Os que parecem importantes

Demoram um pouco mais a morrer, chegam a ajudar a descobrir alguma coisa e até ajudam os protagonistas em algum momento, mas depois encontram um fim trágico — e estúpido na maioria das vezes.

3.       O que vai sobreviver

Se morresse todo mundo, não teria a menor graça. Alguém sempre sobrevive, nem que seja para morrer na seqüência, ou no intervalo entre o primeiro filme e o segundo, como aconteceu com o Alex, em Premonição.

Dentro dessas categorias, sempre há o mesmo tipo de personagem:

1.       A loira siliconada

Sempre meio burrinha. Ela pode ser completamente má, do tipo que tem a língua afiada; ou tão estúpida que só está no filme pra morrer mesmo e para namorar o cara fortão.

2.       O cara fortão

Geralmente os fortões são mal-educados, tratam suas namoradas loiras siliconadas como nada e piram quando percebem que podem ser os próximos na lista do assassino. Nessas horas eles começam a gritar que vão acabar com o desgraçado, exibem um pouco de sua força máscula e... Morrem.

3.       Nerd

Todo filme tem que ter um nerd. Eles costumam andar em duplas, para que um possa falar de seu amor pela garota bonita que nunca vai olhar para ele, enquanto o outro zomba da sua cara e diz que “isso nunca vai acontecer”.

4.       A (o) melhor amiga (o) da (o) protagonista

Não serve pra muita coisa no filme e pode aparecer com qualquer tipo de personalidade. Os nerds costumam ser apaixonados por ela, como vemos em Pânico 4, com a paixonite de Charlie Walker por Kirby Reed. No caso de um melhor amigo do sexo masculino, ele pode ser aquele cara que só fala de sexo ou se coloca sempre em situações imbecis. Duram mais do que a maioria dos personagens, mas não conseguem se livrar da morte só por serem próximos do protagonista. Aliás, isso ajuda a transformá-los ainda mais em um alvo para o assassino.

5.       O policial

Pateta ou muito bom no que faz, a maioria dos policiais acaba morrendo. Se estiverem em duplas, fazendo vigia do lado de fora da casa de alguém, pode ser que um tenha a sorte de sobreviver. Mas geralmente isso não acontece.

6.       As minorias

Negros? Asiáticos? Cuidado! Só entram nesses filmes para soltar algumas frases engraçadas e depois morrer.

7.       O (a) protagonista sofredor (a)

Pobrezinhos. Sempre ficam no meio do massacre, assistindo às outras mortes e sentindo muita raiva do assassino. No final do filme, já cansados de tanta morte à volta deles, ainda costumam levar um tapa na cara ao descobrirem o assassino, que pode ser alguém muito próximo deles. Se tiverem a sorte e não forem Sidney Prescott, não voltarão para uma seqüência onde ocorrerá um novo banho de sangue.

O VILÃO SEMPRE ANDA, MAS ALCANÇA A VÍTIMA TODAS AS VEZES

Esses assassinos devem ter algum tipo de radar para localizar suas vítimas, porque mesmo que elas corram como se suas vidas dependessem disso (e dependem), sempre dão de cara com o assassino e acabam mortas.

QUEM FOGE SEMPRE CAI

Para prolongar a tentativa de fuga, a pessoa cai várias vezes, rola pelo chão, tem o pé agarrado pelo assassino, rola escada abaixo, e por ai vai. O fim costuma ser o mesmo...

BARULHOS QUE VÊM DE CIMA

Sempre tem aquele barulhinho que vem do andar de cima da casa, ou de algum outro lugar que está muito escuro. Ainda me pergunto: por que todo mundo sempre vai olhar o que é?

A PORTA NUNCA É UMA OPÇÃO

O assassino aparece do nada dentro da sua casa. E o que você faz? Foge, certo? Errado. Todo mundo corre para a escada que dá para o segundo andar, ao invés de correr logo para a porta da frente.

Estes são apenas alguns clichês dos filmes de terror/suspense. Há vários outros, mas estes são os que me passaram pela cabeça. 

3 comentários:

  1. to seguindo teu blog agr segue o meu
    diegoefaelgames.blogspot.com
    e quero faazer uma parceria com vc
    blza
    se quizer entre em contato
    la no meu blog vlw
    ahhh
    parabens pelo blog
    gostei muito

    ResponderExcluir
  2. Também acho que todo filme de terror,(ou quase todos) existe a mocinha boazinha que diferente dos outros nao faz sexo, e nao usa drogas... Elas sempre vivem

    ResponderExcluir